A principal função do seguro viagem é garantir atendimento médico e hospitalar em casos de urgências, emergências ou doenças durante a viagem. Com ele você garante consultas ou mesmo internações, além de tratamentos e remédios necessários.
Além da exigência legal, que já mencionamos, a primeira vantagem é o custo! Os seguros de viagem não são caros mas te livram de pagar valores que podem ser astronômicos caso tenha que arcar com um tratamento ou uma internação no exterior.
E mais: na hora da emergência você tem uma central para te auxiliar, muitas vezes em português, indicar o que fazer e onde procurar socorro.
O seguro de viagem funciona como um plano de saúde temporário e também uma garantia de indenização para várias situações e acidentes. Ele será válido pelos dias da contratação e dentro das normas especificadas em cada contrato. Normalmente é feito para destinos internacionais, onde os planos de saúde brasileiros que usamos no dia a dia não tem validade.
Os dois serviços são chamados comumente de seguro viagem. Porém, é preciso estar atento na hora de pesquisar e de fechar o contrato. Na prática, a principal diferença está em quem pagará pelo serviço no momento que for utilizado.
O seguro viagem prevê que o viajante pague todas as despesas médicas do próprio bolso e depois solicite o reembolso à seguradora (dentro dos limites de valores estabelecidos em contrato). Para isso, será necessário apresentar comprovantes de despesas médicas, laudos, notas fiscais e tudo mais que possa confirma o atendimento. É burocrático e pode trazer muita dor de cabeça. A vantagem é o viajantes poder escolher qualquer lugar para ser atendido, independente de fazer parte da rede conveniada do seguro.
A assistência viagem funciona de maneira diferente. O atendimento será todo arcado pela seguradora contratada (claro que dentro dos limites previstos no contrato). O viajante deve entrar em contato com a empresa contratada quando houver uma necessidade e ela indicará um local para que o atendimento seja realizado, assim o segurado não precisará desembolsar nada. Todo o pagamento será arcado pela seguradora. A desvantagem é a obrigatoriedade de ser atendido no local indicado, salvo casos de emergência.
É importante dizer que muitas seguradoras vendem os dois serviços no mesmo pacote, assim você estará garantido de toda maneira. É fundamental saber essa informação no momento da contratação do serviço para não passar aperto depois.
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