O que nós oferemos
Assessoria gratuita dos nossos consultores
Nós vamos ouvir você e entender suas necessidades. Assim, teremos a chance de buscar a melhor solução para garantir seu amanhã e o da sua família.
Contratar um seguro empresarial se tornou uma necessidade nos dias de hoje, e se você planeja prevenir seu negócio contra incidentes, é fundamental conhecer mais sobre esse serviço.
Grande parte dos pequenos empreendedores não se preocupam em providenciar um seguro para sua empresa, e ficam desprotegidos contra imprevistos e acidentes.
Assim, para ter mais garantias sobre o seu negócio e atuar com tranquilidade, vale a pena incluir esse serviço nos seus planejamentos.
No entanto, com tantas opções disponíveis no mercado, é comum ter dúvidas sobre qual a melhor seguradora para o seu estabelecimento e sobre qual modalidade contratar.
Alguns seguros também contam com uma modalidade especial de cobertura para tumultos e greves, um diferencial interessante para estabelecimentos expostos a esse tipo de ocorrência. Outros ainda garantem a reposição de documentos fiscais e contábeis no caso de incidentes como incêndios ou alagamentos.
Além disso, seus pacotes básicos oferecem proteção contra imprevistos populares, naturais ou causados por terceiros.
Em outras seguradoras ainda é possível destacar a oferta de produtos personalizados por segmento de atuação do negócio. Por exemplo, possuem pacotes especiais para:
- academias;
- restaurantes;
- escolas;
- clínicas;
- hotéis e pousadas;
- centros de vendas.
Quais os tipos de seguro empresarial?
Para entender melhor esse serviço e tudo que ele pode proporcionar para o seu negócio, é importante conhecer os principais tipos de seguro empresarial que existem, e o que eles cobrem. Confira:
Patrimônio da empresa
Trata-se de um dos seguros para empresas mais populares, e, como o nome indica, ele oferece proteção contra danos ao patrimônio.
Isso significa que a apólice poderá cobrir todos os itens de valor que compõem o capital da empresa, como:
- imóveis;
- bens materiais;
- equipamentos;
- estoque de mercadorias;
- produtos e matérias-primas.
No entanto, por conta da abrangência de situações que podem ocorrer nessa categoria, existem diferentes tipos de coberturas, que podem ser contratadas de forma individual ou coletiva. Veja!
Proteção contra incêndio
Está entre as principais coberturas de seguro empresarial patrimonial, especialmente para negócios que lidam com produções de riscos.
Assim, o patrimônio da empresa fica resguardado em caso de incêndios que gerem prejuízos.
Além disso, é comum que esse seguro seja amplo, cobrindo tanto casos de fogo dentro da empresa, quanto incidentes externos, como fogo no imóvel ao lado que acabe prejudicando o estabelecimento, por exemplo.
Responsabilidade Civil
O seguro de responsabilidade civil tem como objetivo oferecer garantias para pequenos negócios que sofram com danos causados por terceiros, como funcionários ou clientes.
Nesse caso, o patrimônio da empresa possui proteção mesmo quando o incidente não tem origem natural.
Custeio de contas
Com ele, o negócio possui cobertura em caso de algum acontecimento que comprometa as finanças da empresa, impedindo que ela custeie suas despesas básicas.
Assim, a apólice se responsabiliza pelo pagamento de contas como aluguel do imóvel, por exemplo, além de outros custos que sejam determinados no contrato.
Seguro contra roubos
O seguro empresarial contra roubos também é bastante comum, e recomendável, principalmente, para comércios expostos, como lojas na rua.
Essa categoria auxilia o negócio no caso de diferentes roubos e furtos, além de conceder proteção contra todo o patrimônio físico e assistência financeira no caso de prejuízos.
A maioria dos seguros oferecem cobertura contra roubos qualificados, como, por exemplo, assaltos a mão armada, ou invasões fora do período de expediente.
No entanto, outras modalidades também podem cobrir ações variadas, desde que seja acordado em contrato.
No caso de subtração ou prejuízos no capital, ter um seguro empresarial contra roubos pode evitar um impacto negativo ainda maior.
Cobertura de danos elétricos
Os seguros contra danos elétricos são extremamente úteis para empresas, principalmente por conta das produções que dependem de altas cargas de eletricidade.
Existem diversas situações que podem prejudicar o negócio e trazer prejuízos, como:
- descargas elétricas que causam a queima de equipamentos.
- curtos-circuitos;
- problemas de fiação;
- mau funcionamento.
Assim, o seguro empresarial realiza a cobertura desses danos, diminuindo o impacto do prejuízo.
Além disso, diversas apólices oferecem não apenas reembolsos ou ajudas de custo para manutenção, como também serviços adicionais que realizam vistorias e consertos para o negócio.
Dessa forma, o segurado pode contar com outras garantias em um mesmo pacote, e proteger suas atividades contra acidentes envolvendo eletricidade.
Cobertura de danos a terceiros
A cobertura de danos a terceiros é uma categoria de seguro empresarial que, geralmente, oferece proteção ao patrimônio da empresa em caso de incidentes que geram indenizações.
Nesse caso, a seguradora garante o pagamento dos danos, ou reembolso do valor, dependendo da apólice.
Embora sejam situações menos comuns, este seguro empresarial também pode ser uma boa alternativa para aumentar as garantias do negócio, diminuindo o impacto no orçamento caso seja necessário cumprir uma ação de indenização.
Cobertura de lucros cessantes
A cobertura de lucros cessantes é uma modalidade pouco conhecida do seguro empresarial, mas que oferece diversos benefícios para o negócio.
Com essa categoria, o empreendedor poderá receber assistência e provisões no caso de sinistros contra o patrimônio da empresa, que resultem na paralisação temporária ou permanente das atividades.
Por exemplo, no caso de um incêndio que danifique os equipamentos e o imóvel, a empresa poderá contar também com uma modalidade que cobre a perda de lucros.
Esse seguro é um investimento que garante à empresa um amortecimento durante o período de prejuízos financeiros.
Além disso, esse contrato também pode evitar que o negócio vá a falência, por conta da pausa ou encerramento da produção.
Trata-se de uma modalidade que atua junto de outras contratações, e representa uma garantia a mais para a empresa no caso de imprevistos.
Seguro de vida para funcionários
Finalmente, o seguro de vida para funcionários também é uma das modalidades mais conhecidas, sendo obrigatória em alguns casos.
Com ele, a empresa poderá oferecer garantias para os colaboradores em diferentes situações, determinadas pelo contrato.
Por exemplo, a apólice pode cobrir acidentes dentro e fora do ambiente de trabalho, ou , ainda, oferecer assistência no caso de doenças.
Cada seguradora possui particularidades distintas, que podem ser negociadas no momento da contratação.
No entanto, mesmo que o seguro de vida para funcionários não seja obrigatório para todas as atividades, é importante que o negócio invista nesse serviço.